domingo, 9 de março de 2014

TEOTONIO MARINHO DE LUNA NETO FUNDADOR DA PRIMEIRA GRANJA DE AURORA (CE).

EMPRESÁRIO: TEOTONIO MARINHO DE LUNA NETO.
FAMILIARES DO EMPRESÁRIO E SUA SOBRINHA ELME TOSCANO JANSEN.

DO EMPRESÁRIO: FILHO, NORA E NETA

DO EMPRESÁRIO: GENRO, FILHA E NETO.
TEOTONIO MARINHO DE LUNA NETO FUNDADOR DA PRIMEIRA GRANJA DE AURORA (CE).

No final da década de 1980, por incrível que pareça, a região do Cariri cearense ainda não possuía, de forma plena, no cardápio alimentar o Já conhecido frango de granja, o  popularmente conhecido galeto,  ressalte-se outrossim  que já existia pouquíssimas granjas na linda região da chapada do Araripe, o que sem dúvidas,  não dava para atender a demanda dos caririenses.

A cidade Portal da Região – Aurora não diferente das outras, não tinha o popular frango industrializado para o consumo de fonte de proteínas, tão comum hoje, mas uma raridade na época.

Dentro deste contexto de diversificação e qualificação  alimentar já plenamente arraigado nos grandes centros urbanos, é que o Jovem, Teotônio Marinho de Luna Neto, depois de longas reflexões, já sendo  conhecedor também, da difícil tarefa de trazer o frango industrializado  para a mesa de seus conterrâneos, razão motriz de seu ideal maior, servir ao povo de sua terra natal – Aurora.

Assim, munido deste ideal, na verdade uma utopia, mas uma utopia de atender a coletividade aurorense, partiu com  determinação, garra e tenacidade ainda no ano de 1979 para a capital do Estado com fim de conhecer as instalações da  Granja Regina de Fortaleza, para sua alegria foi muito bem recebido pelo proprietário Edmilson Matos que, após um longo diálogo de valia maior, encaminhou o jovem  Teotonio para fazer o credenciamento na Associação Cearense de Avicultura, também  com  sede na capital cearense, recebendo  o incentivo  necessário do presidente da instituição O Sr. Roberto Pessoa.

Com a legalização da Empresa Luna Tavares junto a Receita Federal e a Secretaria da Fazenda do Estado Ceará, finalmente, a cidade de Aurora (CE); ganha a sua primeira indústria alimentícia de frangos em larga escala, com inauguração no dia 01 de junho 1980, com os aplausos  da sociedade, e como sua base instalada no Sítio Recreio no município de Aurora, tendo no mesmo dia,  atendimento ao público Aurorense com endereço a travessa Marçal Pinto s/n, prédio anexo a residência da Sra Esperança Caetano de Luna no centro da Cidade de Aurora – Ceará.

No ano de 1981, após perceber a gratidão do povo de Aurora, pelo seu pioneirismo em ser o fundador da Primeira Granja de Aurora, resolve o empresário elastecer ainda mais  a oferta protêica da carne animal como: suinocultura, bovinocultura de corte e outros, mas sempre primando pelo valor maior que é o bem estar alimentício do Povo de Aurora, diz, o  hoje consolidado empresário de Aurora – Teotônio Marinho de Luna Neto.

Luiz Domingos de Luna Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra, Aurora – Ceará. Email: falcaodouradoarte@hotmail.com


Nenhum comentário: