domingo, 22 de fevereiro de 2015

Dr.LUIZ CARLOS DE AQUINO PEREIRA -OLHO D’ÁGUA DE SEU VINÔ LEITE (1)

FOTO: DR. LUIZ CARLOS  DE AQUINO PEREIRA  PERITO FEDERAL AGRÁRIO DO INCRA - CEARÁ.

Dr.Luiz Carlos de Aquino Pereira*
lcdeaquino50@gmail.com

A escassez de água que assola a Região Sudeste do Brasil teve enorme repercussão, obrigando boa parte de sua população a adotar medidas jamais por eles imaginadas, como por exemplo, o armazenamento da água das raras chuvas em cisternas. Atitudes até então rotineiras no sertão semi-areado.

Mas essa resposta da natureza não pode ser taxada de “castigo”, porém decorrente de uma exploração desenfreada dos recursos naturais. A poluição provocada pelos resíduos industriais e automotivos que são lançados na atmosfera, os agrotóxicos empregados sem os devidos cuidados técnicos (melhor seria nem usar), a destruição das matas ciliares, que protegem as nascentes e os cursos naturais d’água são exemplos de como se degradar um ecossistema.

A matéria trata de outro elemento importante na degradação ambiental – a Especulação Imobiliária, que se aproveita do inchaço dos núcleos urbanos e de certa omissão do poder público, que deveria disciplinar com maior rigor um planejado crescimento da cidade (o que difere de afavelamento, inchaço...).

Pelo que foi transmitido na matéria jornalística, entendo que a danosa situação ainda possa ser revertida. Talvez com a recuperação das obras danificadas, o reflorestamento com as mesmas espécies até então existentes, dentre outras medidas, possamos trazer de volta o “Olho d’água de Seu Vinô Leite”.

Em seguida a criação e legalização de um Parque Ecológico, com trilhas que oferecessem proteção ao ecossistema como um todo (incluindo aí a espécie humana), traria melhor qualidade de vida a todos os aurorenses.
Uma caminha com a família ao longo desse parque seria um excelente, educativo e desopilante programa diário ou de final de semana.

Não me parece tão difícil, desde que a população incorpore essa ideia, se engaje e busque o apoio das autoridades constituídas, sem nenhuma motivação político-partidária, eleitoreira, mas tão somente em busca do nosso bem-estar.
A todos o meu abraço!
Aurora/CE, fevereiro 2015

(1) Comentário ao artigo “Morreu a nascente: Secou o antigo Olho d’água de seu Vinô Leite”, publicado por José Cícero Silva no Blog da Aurora (blogdaaurorajc.blogspot.com.br).

(*) Engenheiro Agrônomo, graduado pela Universidade Federal do Ceará;
Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará

Perito Federal Agrário do INCRA - CEARÁ

(*) Colaborador do Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra- Aurora(CE)

2 comentários:

Unknown disse...


Em nome de todos os que abraçam a nobre e fundamental causa da preservação ambiental, em nome dos que defendem a produção e o desenvolvimento amparado na sustentabilidade econômica, social e ambiental, venho de público agradecer ao professor e intelectual Luiz Domingos de Luna, bem como a todos os que fazem o Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra pela oportunidade de transmitir aos quatro cantos o nosso escrito.

A ESCOLA MONSENHOR VICENTE BEZERRA – AURORA/CE, com seus “88 anos educando”, é uma referência na formação educacional da juventude aurorense. Por sua vez, ao longo de quase um século de existência, vem acompanhando o bonde da história e a evolução, não apenas da metodologia de ensino de per si, mas também se utilizando das ferramentas que a informática oferece. A exemplo do Blog que, segundo recentes informações, é um dos mais “visitados” do Ceará.

Por fim, ao deixar registrada a honra em ser Colaborador do Blog, volto a parabenizar a diretoria do valoroso educandário, ao seu corpo docente e discente, funcionários; enfim a todos os que através do trabalho dedicado ao “Monsenhor” (como é carinhosamente conhecido na cidade) participam da construção da nossa Aurora.

Unknown disse...

Prezado Intelectual Aurorense Luiz Carlos Aquino, quero que saiba que nós que formamos o Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra é que nos sentimos felizes e lisonjeados pela sua participação no blog da Escola, pois basta verificar na moderação do Blog que os artigos ou comentários feito por Luiz Carlos Aquino são matérias mais lidas, mais acessadas, porém isto tem um fundamento basilar, Pois O Luiz Carlos Aquino fez e faz de tudo por uma Aurora promissora, seja no presente ou no passado, pois que foi um dos idealizadores da Associação Universitária de Aurora ? Quem abriu as portas da UFC no curso de Agronomia para Aurora ? Quem idealizou a primeira campanha de arborização de Aurora quando isto ainda era um tabu no Ceará ? - Assim Luiz Carlos saiu de Aurora, mas Aurora nunca saiu do seu sonho, de sua luta por uma cidade, onde a civilidade, o progresso e o desenvolvimento sustentável uma meta a ser seguida, um projeto a ser realizado no defensor intransigente dos valores de Aurora - Luiz Carlos Aquino!!!!