segunda-feira, 26 de novembro de 2012

DE QUE FALA O FILÓSOFO ?

Transcrição: Luiz Domingos de Luna


                                           

A atitude do filósofo é uma atitude de questionamento. O filósofo gosta de fazer perguntas e responde a um impulso profundo em direção ao conhecimento.

Por que as coisas são como são ?

Com é o tempo ?

O Que é a verdade ?

Qual a origem da moral ?


A filosofia nasceu na Grécia, no século VI a.C. e se configurou como conhecimento racional e sistemático da realidade, da natureza e do homem.

A Filosofia grega representa o alicerce da cultura do ocidente (a cultura européia e dos países colonizados pela Europa, como o Brasil).

A Palavra filosofia é grega e significa amor pelo saber (phillo, philia = amor + Sofia = sabedoria.

O Que caracteriza esse saber é o compromisso com a verdade. É essa decisão que define sua investigação. Indo além das certezas e das crenças, a filosofia se define também em sentido negativo, como recusa a olhar as coisas como ela parece ser. A Filosofia busca olhar o mundo, como se nunca tivesse sido explorado.

A Atitude filosófica nasce ou do espanto, ou da admiração, ou do entusiasmo pelas coisas. Entre outros temas, fazem parte da especulação filosófica os valores morais, o próprio pensamento, a liberdade, a linguagem.

Os temas da filosofia podem ser agrupados, de maneira geral, em alguns campos de trabalho:

Ética e filosofia política: Trata do poder, dos valores morais, da relação entre vontade e razão, dos direitos e dos regimes políticos

Metafísica e  teoria do conhecimento: trata do ser e da existência  das coisas, de como as coisas podem ser conhecidas e da natureza do conhecimento

Lógica: Trata das regras do pensamento válido, das proposições, da verdade e dos tipos de argumento

Estética e filosofia da arte : trata da natureza da arte e dos objetos artísticos, da relação entre arte e sociedade e da representação.

Filosofia da linguagem: trata da natureza e da origem da linguagem e de como o mundo é descrito pela linguagem.


Referência bibliográfica: Heidi Strecker. In: Nietzsche, Friedrich. Assim falava Zaratustra. Editora escala educacional, SP,2006.

Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra rua Cel. José Leite s/n, Araçá – Aurora – Ceará. CEP: 63.360.000 TEL: (88)35433903 Email: monsenhorbezerra@yahoo.com.br
Email do administrador do Blog – Luiz Domingos de Luna. falcaodouradoarte@hotmail.com


2 comentários:

Anônimo disse...

Exelente artigo!
Parabéns ao professor Luíz Domingos que está sempre em busca de novos temas para o blog da EEFM Monsenhor Vicente Bezerra.Sou leitora assídua.
Linda matéria!

Ester Márcia de sousa luna

Anônimo disse...

Que bom sabermos mais a respeito da filosofia, parabens pelo artigo.
Prof. Edvania Tavares