quarta-feira, 28 de novembro de 2012

PARA QUE SERVE A FILOSOFIA ?

TRANSCRIÇÃO: LUIZ DOMINGOS DE LUNA
PARA QUE SERVE A FIOLOSFIA ?

A resposta a esta pergunta é ao mesmo tempo fácil e difícil. Fácil é dizer que a filosofia não tem nenhuma utilidade prática, imediata. E isso é uma verdade!

A dificuldade da resposta é que, apesar de não servir para nada, a filosofia é constantemente questionada sobre sua natureza, sua origem e sua finalidade. E podemos lembrar que ela já tem mais de vinte e seis séculos de vida, desde que nasceu na Grécia Antiga, entre os séculos VII e VI a.C.

Ler os grandes filósofos é uma forma de aprender a pensar. E Aprender a pensar é uma coisa de grande valor, principalmente porque, para o estudante, muitas possibilidades do conhecimento estão se abrindo, como as ciências e  as artes.

É possível aprender a pensar ? Com certeza. Pensar é encadear as idéias, argumentar, demonstrar como chegar às nossas conclusões.

A Lógica é a parte específica da filosofia que se ocupa dos argumentos, das premissas e das conclusões. À lógica compete distinguir entre raciocínios válidos e inválidos, entre os que levam a conclusões falsas e os que levam a conclusões verdadeiras. Apesar dessa especialização, todos os campos da filosofia utilizam a razão, o pensamento racional, como forma de conhecer e compreender o mundo.

Um pensamento racional é aquele que se opõe ao senso comum. O Senso comum é feito de crenças e de certezas que valem aqui e agora, e não supõem nenhum questionamento sobre sua legitimidade. 

Quando revelo minhas opiniões ou digo   que sinto algo deve ser assim ou assado, não estou argumentando racionalmente. Embora muitas vezes as crenças e as opiniões sejam justas, corretas ou válidas, elas não são por si só argumentos racionais.

O Pensamento filosófico exige a demonstração e a prova. Ele pode ser contradito, pode ser contestado. Suas bases devem ser explicitadas.Não basta afirmar um ponto de vista, é preciso sustentar este ponto de vista através de um encadeamento lógico de vários enunciados.

A filosofia ensina não só a pensar com clareza e autonomia, mas a fundamentar esse pensamento.

Outra característica da filosofia é que ela é sempre um diálogo com o outro. Os grandes filósofos não apenas pensaram sobre as coisas, mas comunicaram suas reflexões por meio de suas obras, colocando suas idéias publicamente.

Referência bibliográfica. Heidi Strecker. In Nietzsche, Friedrich. Assim  falava Zaratustra. Editora escala educacional, SP, 2006.

Blog da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra rua Cel. José Leite s/n Araçá – Aurora – Ceará.CEP 63.360.000 TEL (88) 35433903 Email: monsenhorbezerra@yahoo.com.br Email do administrador do Blog Luiz Domingos de Luna  falcaodouradoarte@hotmail.com



Nenhum comentário: