domingo, 12 de maio de 2013

DAMIÃO TAVARES DA CRUZ – EDUCADOR MUSICAL.

DAMIÃO  TAVARES  DA CRUZ

Luiz Domingos de Luna*

No ano de 1969, na terra do Padre Cícero, embalado no cheiro da religiosidade católica que emana do patriarca da Ordem Santa Cruz no Cariri, nasceu no dia 26 de fevereiro, 1969, aquele que iria abrir as comportas da educação Musical em Aurora (CE).

O Eco do choro da criança sob a proteção do Menino Deus na cidade de Aurora dá a guarida para o novo horizonte no território musical na terra do sol nascente.

No dia 06 de junho de 1984, com as bênçãos de São João, reflexo maior das festividades juninas; pisa o jovem pela primeira vez no tapete da estrada de luz da educação musical, da civilidade na cidade portal do cariri cearense.

Numa manhã ensolarada, no Recanto dos Músicos, atrás da Igreja Matriz Sr. Menino Deus, finalmente, o encontro entre o discípulo e o mestre Maestro Esmerindo  Cabrinha da Silva, parecia mais o reencontro de pai e filho, na essência maior da construção da cultura musical aurorense.

Os anos passam, nesta relação de ensino aprendizagem, carisma e humanização, uma oficina viva para a formação integral do homem em sociedade. Passada esta época de ouro, Damião começou a animar os carnavais das cidades da linda Chapada do Araripe.

Muitos jovens a exemplo de Damião migram este caminho conquistando, cargos e títulos que envaidecem a cidade Natal – Aurora.

A luta de Damião continua, pois em sua face corria rio de lágrimas ardentes, ao ver as crianças abandonadas nas alamedas da solidão do nada para chegar a lugar algum.

No ano 2004, instala pela primeira vez na história de Aurora (CE); o estudo sistemático de flauta Doce no Colégio Paroquial Sr. Menino Deus com uma turma de 34 alunos que ao decorrer do tempo, adentraram no mundo da construção da cidadania à luz da música ponte que impulsiona a formação de uma sociedade que aspira  a um futuro promissor constante.

No ano de 2011, através de Convite da diretora da Escola   Monsenhor Vicente Bezerra- Edvânia Tavares, para participar do projeto Mais educação; assim com uma turma de 80 alunos, que sob a batuta deste mestre e condutor maior do estudo da música pela flauta doce em Aurora, vão todos  construindo a Orquestra do conhecimento musical e cidadania plena, que , praza Deus, no futuro as grandes estrelas da música no meu Querido Brasil.

(*) Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra.

Blog da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra, Araçá, rua Cel. José Leite s/n, Aurora – Ceará. CEP: 63.360.000 TEL ( 88) 35433903  Email monsenhorbezerra@yahoo.com.br

Nenhum comentário: