domingo, 19 de maio de 2013

VICENTE LUNA DE ALENCAR – UM APÓSTOLO DA EDUCAÇÃO.

Prof. Vicente Luna de Alencar


Na orla do tempo, a esperar as profecias dos desígnios insondáveis da existência do Homo sapiens, na bola ainda azulada – Planeta Terra, um raio de luz a brilhar no dia 03 de novembro, 1961, no simbolismo do veneno da serpente caracterizando a sabedoria na paisagem da história da floresta humana, veio a lume no Sitio Cobra no município de Aurora no Estado do Ceará – Vicente Luna de Alencar.
Alfabetizado, na terceira colônia de assentamento das Famílias: Luna Marinho Falcão, mais precisamente no Sitio Salgadinho de Aurora, pela professora Joanice Marinho de Luna, quando contava com a idade de 08 anos.

Cursou o ensino fundamental na escola erigida pelo saudoso vigário de Aurora, padre Francisco de Luna Tavares, inauguração no dia 01 de março, 1960- Colégio Paroquial Sr. Menino Deus vinculado a Diocese de Crato (CE), concluindo o curso, portanto, no ano de 1980.

Concluiu o ensino médio – Técnico em contabilidade, na capital do Estado do Ceará na escola pública – Justiniano de Serpa em 1983.

Sua graduação no curso de Licenciatura Plena em História foi ministrada pela Universidade Federal da Paraíba, Centro de Formação de Professores, Campus V – Cajazeiras (PB), finalizada no ano de 1988 (graduação).

Sua primeira Pós- Graduação pela Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO no curso de Planejamento Educacional – conclusão 1997; as demais em Gestão Escolar pela Universidade de Santa Catarina, UDESC concluindo em 2006, em sequência, pelo Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa CINTEP no curso de Especialização em Educação, Desenvolvimento em Políticas Educativas, (concluído em 2011) credencial maior para o curso de Mestrado que está prestes a concluir pela Universidade LUSÓFONA em Portugal.

ATUAÇÃO EDUCACIONAL

Em 1984 começou a lecionar história no Colégio Paroquial Sr Menino Deus até o ano, 1988.

De 1988 a 1993 lecionou na Escola Monsenhor Vicente Bezerra, como também no mesmo período na Escola Tabelião José Pinto Quezado (ambas pertencentes à esfera pública estadual)

De 1993 a 1995 ocupou o cargo de Secretário Municipal de Educação e, no ano de 1995 a 1996, dirigiu o Departamento de Cultura do Município de Aurora.

Ingressou oficialmente na Rede Pública de Ensino do Estado do Ceará para o quadro de professes efetivos através de concurso publico realizado pela SEDUC (CE) no ano de 1997.

Em 1998 foi lotado na E.E.F.M. Antonio Leite Tavares no Distrito de Iara no Município  de Barro (CE).

Em 1999 ingressou na Rede Publica Municipal de Ensino na cidade de Aurora (CE); através de concurso público municipal com lotação na Escola de Ensino Infantil e Fundamental – Romão Sabiá, localizada no Bairro Araçá na cidade de Aurora, ressalte-se, igualmente, que neste mesmo ano foi convidado pela professora Maria Irenilde Barbosa Leite, diretora da Escola Monsenhor Vicente Bezerra para compor o quadro do núcleo Gestor do referido educandário na função de Coordenador Pedagógico, vez já ter sido aprovado em concurso publico Estadual para o fim proposto.

De: no início de 2004, (2004 a 2008), após aprovação em concurso púbico estadual- SEDUC (CE), com a ratificação plena da comunidade escolar assumiu o cargo de Diretor Geral da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra, localizado no bairro Araçá – Aurora – Ceará.

DE SUA GESTÃO

Reforma Material da Escola:
Reforma: Reconstrução da Sala da Direção
                Reconstrução da Sala da Secretaria
                Reconstrução do Pátio Interno da Escola
                Construção da Sala  do Laboratório de informática
                Construção da Sala do Laboratório de Ciências da      
              da natureza
               Consegui recursos para a construção da primeira Academia de Ginástica das escolas públicas de Aurora- Academia de Ginástica Sebastião Alves Pereira Filho – Dr. Bastim. Localizada no recinto interno da Escola.

NA AREA PEDAGÓGICA

Implantação do Curso Normal
Consolidação do Ensino Médio
Apoio integral aos projetos da Escola

AÇÃO CULTURAL

Vinculou oficialmente A Companhia de Teatro Amador Cultural – Luzes da Ribalta que sob a direção do professor Luiz Domingos de Luna, passou  este órgão, de difusão da Sétima arte  na região do cariri cearense, a pertencer a Escola de Ensino Fundamental e  Médio Monsenhor Vicente Bezerra, sendo que esta oficina  de difusão artística e cultural se encontra hoje sob a direção do professor Vicente de Luna Alencar e do professor Raimundo Leite Leal, com o patrocínio exclusivo da Mecenas da Sétima arte em Aurora – Maria Ediane de Lima.

Redator:

Luiz Domingos de Luna
Aurora-Ceará; 19 de maio, 2013.

Blog da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra, Araçá, rua Cel. José Leite s/n – Aurora- Ceará. CEP: 63.360.000 TEL (88) 3543.39.03 Email: monsenhorbezerra@yahoo.com.br

              


Nenhum comentário: