quinta-feira, 20 de junho de 2013

CLAUDIA MARIA DE SOUSA – A BRAVURA DA LUTA DA MULHER AURORENSE.

FOTO: PROFESSORA CLAUDIA MARIA DE SOUSA.
Ainda jovem estreou no magistério tendo lecionado por vários anos no colégio paroquial Senhor Menino Deus.

Quando ainda estudante integrou e, foi uma das fundadoras do antigo GEA – Grupo estudantil Aurorense (83/85). 

Em 1986 participou ativamente da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), sendo uma das articuladoras da ‘Campanha do leite’ direcionada na época às crianças do bairro Araçá. Ainda colaborou e ministrou diversos cursos de arte-pintura através do GACC – Grupo de apoio as comunidades carentes (atualmente Maranathá).

Durante mais de uma década integrou o coral GCI – Grupo Cantante independente de Aurora ligado à igreja católica.

Participou no início dos anos 90 da fundação do PC do B de Aurora, quando, além de presidi a sigla comunista. Foi também a primeira candidata a vereadora do partido de Carlos Prestes e João Amazonas em Aurora,.Tendo, inclusive concorrido às eleições municipais de 1992 por tal agremiação partidária.

É formada em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú (UVA) com pró-graduação nas áreas de Ciências Biológicas e Gestão escolar pela Universidade Juazeiro do Norte (FJN). Possui diversos cursos de formação na área da ciência pedagógica.

Atua há mais de 22 anos no magistério aurorense, atualmente como professora da escola EIF Romão de Sá Barreto Sabiá do bairro Araçá.

Atuou por cerca de dois anos como coordenadora pedagógica das escolas do pólo 4 da rede municipal de educação. Ex-presidenta do CAE – Conselho de Alimentação escolar do município ocupando atualmente o posto de vice. Foi uma das fundadoras e secretária por dois mandatos do Sindicato dos Servidores Público-municipais de Aurora. 

Ex-Presidente da Associação de pais e professores da região de Caiçara (pólo 4). Também por dois anos exerceu a função de Supervisora da secretária de educação do município (2009-2010).

Texto enviado pelo Professor José Cícero da Silva Co-autor do Livro on line: História dos Educadores de Aurora no Estado do Ceará, Colaborador do Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra e Secretário de Cultura do Município de Aurora – Ceará.

Da Sala de Redação do Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra, Araçá, rua Cel. José Leite, s/n, Aurora – Ceará. CEP: 63.360.000 TEL (88) 3543.39.03 Email: Monsenhorbezerra@yahoo.com.br

Nenhum comentário: