terça-feira, 18 de junho de 2013

JOSÉ CÍCERO DA SILVA – O GUARDIÃO DA CULTURA DE AURORA.

SECRETÁRIO DE CULTURA DE AURORA - JOSÉ CICERO DA SILVA.
No dia 10 de novembro de 2013, A cidade de Aurora no Estado do Ceará completará 130 anos; porém uma indagação ficará sempre a rondar os estudiosos, pesquisadores, historiadores, escritores sobre o porquê de, somente após um centenário, começaram a surgir os primeiros escritos sobre sua historia por filhos de Aurora.

A mesma situação se reflete no processo da linguagem escrita sobre a nossa cultura, pois senão Vejamos: A Historia Musical de Aurora, A História Esportiva de Aurora, A História Artística de Aurora, A Historia Política de Aurora, A Historia da Educação de Aurora, A Historia Religiosa de Aurora...

Na poeira do tempo do agora, existe de forma isolada o conformismo com dados culturais, tipificados de forma solta, sem antecedentes ou descendentes do processo cultural, formando um meato, ou um buraco negro na cultura de Aurora.

É uma realidade que empobrece a riqueza imaterial cultural de nosso município, pois as novas gerações ficarão sem esta base tão necessária para o crescimento intelectual sobre os valores da Terra do Menino Deus.

Esta realidade da falta de informes contínuos dos valores culturais de Aurora, seja em literatura revisada, seja em livros ou revistas especificas para tal fim, consolidou o muro da vergonha, ou o muro do “Ouvi dizer que era assim”, “um parente meu participou disto ou daquilo” e, às vezes fragmentos, mas o conjunto, a sequência, a totalidade, o todo, - nada, ou somente nada.

Esta triste realidade perdurou até meados dos anos de 1980, quando a cidade de Missão Velha (CE) vendo a carência dos escritos sobre o processo cultural da Cidade  Sol Nascente, num gesto de grandiosidade ímpar, enviou um dos seus grandes nomes do fazer cultural para ajudar a sua irmãzinha que tanto sofria sem voz cultural escrita, rouca ou muda a pobre e mísera Aurora.

Desembarcou em Aurora pela primeira vez o fazedor de Cultura na Chapada do Araripe, o já conhecido, José Cícero da Silva, na sua bagagem trazia uma mala creia de boa vontade, de garra,  de determinação, de coragem, de ousadia, de luta, da solidez do  aço característico dos primeiros e pioneiros do  comunismo autêntico, altivo – que inclusive foi  um dos fundadores do Partido Comunista na cidade de Aurora de forma legalizada atuante e combativa o Partidão - PC do B.

Enfrentou os coronéis da Época, com a sua pena afinada no Jornal que sozinho criou: Editor, Produtor, distribuidor deste informe que tanto contribuiu para a conscientização política do povo de Aurora – Informe Municipalista.

Muitos foram os semanários criados por José Cícero da Silva para aprimorar o processo político de Aurora, na sonhada busca pela civilidade contínua que hoje é uma realidade viva.

O FAZEDOR DE CULTURA

Era comum ver ontem e hoje o Professor José Cícero Silva  Semanalmente, com  centenas de cartas nas mãos  para enviar para outros aurorenses ( Vez ser ele Mesmo titulado Cidadão Aurorense pela Câmara Municipal) em busca de informações que nunca chegaram.

De tanta peleja na busca das instituições de Aurora, para a formação de um acervo cultural, que nunca pode fazer na extensão maior, pois a oralidade histórica do povo de Aurora a cada dia que passa vai ficando mais rala.

Diante de desta barreira existencial, a única forma que encontrou para catalogar de forma legitima, científica os fatos culturais, artísticos, religiosos, folclóricos,as manifestações culturais foi fazer a já conhecida Revista Aurora.

A Revista Aurora ainda é a única fonte da Realidade Cultural da atuação dos aurorenses no Espaço Tempo.

No momento já, O Atual Secretário de Cultura do Município de Aurora, José Cícero da Silva está construindo o primeiro acervo cultural, esportivo, religioso, poético, literário, histórico, pintura, escultura, xilogravura e outros.

Praza Deus, vida Longa a José Cícero da Silva, pois o fazedor de cultura de Aurora não para, não se cansa, não se fadiga, pois é um trabalho que soa mais como uma missão existencial.

Sala de Redação do Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra, Araçá, Rua Cel. José Leite s/n Aurora – Ceará. CEP: 63.360.000 TEL (88) 3543.39.03 Email Monsenhorbezerra@yahoo.com.br







Nenhum comentário: