segunda-feira, 24 de junho de 2013

RAIMUNDO LEITE LEAL – EDUCAÇÃO E ARTE.

FOTO: RAIMUNDO LEITE LEAL

Nesta noite de São João a Nave: História dos Educadores de Aurora no Estado do Ceará foi visitar a terra do Menino Deus, muita festa, muito balão, tinha quadrilha de salão, tinha forró, era festa junina no cariri sertão.

Nós vimos uma fumaça e o som repentino, e fomos visitar o nascimento, ao toque do sino, aterrissamos no Sítio Angicos no município de Aurora (CE), no retrovisor do tempo para fazer o registro de Raimundo Leite Leal, uma paisagem campestre encantadora, era uma manhã linda do dia 21 de outubro do ano 1964. Que teve a felicidade, o futuro mestre de ser alfabetizado pela ilustre professora da época- Maria Silveira Gonçalves em 1973.

(1975 -1977) Da primeira a terceira Série do Ensino fundamental menor na escola Municipal São Paulo – Sítio Angicos mo município de Aurora no Estado do Ceará.

(1978 – 1982) Da quarta a oitava série na Escola de Ensino Fundamental e Médio Tabelião José Pinto Quezado em Aurora (CE); escola pertencente a Rede Pública Estadual de Ensino  do Estado do Ceará.

(1983 -1984) Primeira e segunda Série do Ensino Médio no Centro Educacional Paulo Gonçalves Aurora (CE), escola pertencente à Campanha Nacional das Escolas da Comunidade – CNEC.

1985 – Terceira série do ensino médio no Colégio Paroquial Sr. Menino Deus, escola pertencente a paróquia do Sr. Menino Deus de Aurora(CE).

2001 – Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acará – UVA – com sede em Sobral (CE).

2003 – Pós Graduação – Especialização em Arte e Educação  pela Universidade Regional do Cariri – URCA.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

1985 – Professor do Centro Educacional João Antonio de Macedo – CEJAM, escola pertencente à Rede Publica Municipal de Ensino de Aurora (CE).

(1988 -1990) – Foi Lotado no Órgão Municipal de Educação  da Cidade de Aurora(CE)

(1990 -1997) Secretário Escolar e Professor do Centro Educacional Paulo Gonçalves.

( 1998 -1999) Aprovado  em Concurso Publico Municipal para Professores realizado pela Rede Publica Municipal  de Ensino de Aurora(CE)  no ano de 1998, bem como em 1999, com lotação na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Romão Sabiá.

(1996 -2000) Professor da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Romão Sabia, escola pertencente à Rede Pública Municipal de Aurora (CE).

(2003 – 2005) Coordenador Financeiro da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra – Aurora (CE).Escola pertencente a Rede Pública Oficial de Ensino do Estado do Ceará.

(2000 -2013) Professor da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Antonio Landim de Macedo em Aurora. Escola pertencente à Rede Publica Oficial de Ensino do Município de Aurora (CE).

ATUAÇÃO CULTURAL

Foi um dos fundadores do Grupo de Quadrilha – Arraiá do  Bezerrão, órgão cultual pertencente A Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra.

Fez parte da comissão Junina do Colégio Paulo Gonçalves, promotora do Evento Junino – SASSARICO- evento que engrandece a cultura e folclore das festividades juninas na cidade de Aurora (CE).

( 1993 – 1998) Fundador, Roteirista e Diretor do  maior evento  religioso de Aurora ao ar livre – Paixão de Cristo – durante a Semana Santa centenas de fiéis participaram {figurantes} da cidade de Aurora no Estado do Ceará.

Criou o Grupo de Teatro – FAÇANHA – com enfoque a comédia.

ATUAÇÃO ARTÍSTICA

Atuou como ator no grupo de teatro amador cultural de Aurora na Peças teatrais: O Sonho de um Lavrador e O Preço do Amor de autoria do Professor Vicente Luna de Alencar.

Foi autor, produtor, roteirista e ator na Peça Teatral: Loucuras e facetas no Palco do Procópio.

(1980) Participou da Primeira seleção da Companhia de Teatro Amador Cultural – Luzes da Ribalta – para escolha do Elenco da Peça Teatral: Aurora Nasceu de Uma Grande Fazenda de Gado de Autoria do Engenheiro Elétrico Raimundo Sávio Tavares, Sétima arte, Local: Associação Beneficente Aurorense. Divulgação Rede Globo de Televisão – Jornal Hoje. Escolha do Elenco Oficina Básica, Local: Prédio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aurora, coordenação do Elenco para quadro definido, Luiz Domingos de Luna, (coreografia e sonoplastia) Ano – 1980.

Sala de Redação do Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra, Araçá, rua CEL. José Leite s/n, Aurora – Ceará. CEP 63.360.000. TEL (88) 3543.39.03 Email: monsenhorbezerra@yahoo.com.br






Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa quanta arte! PARABENS prof. Leal pelo seu dinamismo a arte, a cultura e a educação de Aurora-CE.
Prof. Edvania Tavares